sábado, 23 de maio de 2009

Café com Leite

CAFÉ COM LEITE “GELAAAAAADO”

De 1975 a 1979 eu era vendedor autorizado pelo Banco do Brasil agencia de Manhuaçu, de vacas leiteiras aos mutuários da carteira de  crédito rural daquele Banco,que conseguiam credito aprovado.

E,pela amizade e seriedade que dava ao negócio.angariei uma confiança tão grande entre os compradores,que muitos me procuravam em minha residência na cidade,e faziam as compras das vacas,somente pelas minhas informações sobre as mesmas,e de acordo com o credito conseguido.E entre vários clientes,havia um que era meu amigo particular e estava sempre conseguindo financiamento junto ao banco para aumentar o seu rebanho leiteiro, seu nome era  JOSE MAXIMIANO DE FREITAS, más conhecido por todos por ZÉ MARAMBAIA, era de família muito conhecida na região de Santana de Manhuaçu.Normalmente  me comprava umas dez ou mais vacas quase todo mês,pois aplicava toda renda que recebia de sua entrega de leite na aquisição dos animais.Eu,como sempre,só vendia vacas de qualidade comprovada na produção de leite,e com ele, eu caprichava ainda mais,mandava sempre as melhores vacas que possuía, pois ele era o meu melhor cliente.Certa dia, o encontrei  no centro da cidade,quando me solicitou  que lhe enviasse 15 vacas,pois havia conseguido mais um credito naquele dia no Banco,e que mandaria seu leiteiro,no fim de semana buscar as vacas lá em nossa fazenda.Como sempre eu fazia,na sexta feira fui pra fazenda e mandei separar as mencionadas vacas,pois sabia que o rapaz encarregado de busca-las iria chegar de madrugada,para não correr risco de ser pego pelos fiscais do estado que não davam folgas aos pobres dos produtores de leite,sempre estavam em cima,querendo as guias com o pagamento dos impostos que eram muitos altos naquela época. Nós também entregávamos leite, e as ordenhas começavam sempre às 5 horas da manhã, e como tínhamos uma venda lá no local, quase todos os nossos colonos e outras pessoas apareciam para tomar, CAFÉ COM LEITE,com broa de fubá que era vendido a todos,pelo meu sobrinho Nilton,que era o dono de venda.Más o café com leite era tão QUENTE,que ele teve que até comprar umas xícaras com as asas mais longas,para que a pessoa que fosse tomar o mesmo,não queimasse os dedos.A tampa da chaleira até tremia de tão quente que o leite ficava.A venda estava cheia de gente,quando chegou a portador do ZÉ MARAMBAIA,com um bilhete pedindo a entrega das vacas compradas por ele.Más,o Nilton vendo que o rapaz estava todo molhado pelo orvalho da madrugada,e tremendo de frio,ofereceu-lhe uma xícara de café com leite e uma broa,más em tom de brincadeira falou!... Cuidado hein rapaz, pois este leite esta  frio, ele, era muito simples, e não conhecia ninguém ali, e sem nenhuma  maldade,tomou um gole grande do café com leite,julgando que o mesmo estivesse mesmo frio como o Nilton falou.Nesse momento,com o leite pelando na boca,o coitado da rapaz,ficou desesperado,não engoliu, e nem jogou fora o leite,e ficou com os olhos muito arregalados

, saindo lágrimas,rodando o leite na boca,quando apesar de muitos dos que estavam presentes,pedir pra ele jogar  fora,ele engoliu o leite,e ficou  mastigando  e fazendo caretas, depois cuspiu no chão da venda uma bolinha meio branca,quando então o Tacilão,de gaiato lhe perguntou! Ô, RAPAZ, VOCE NÃO GOSTA DA NATA DO LEITE? E o coitado abaixado com a mão no peito respondeu! ISTO NÃO É NATA NÃO MOÇO,ISTO É,A PELE DO  CÉU DA MINHA BOCA !.Foi uma gozação danada, apesar do sofrimento do rapaz, que teve de ser medicado com urgência. E nem pode levar as vacas, tivemos que mandar outra pessoa leva-las ao meu amigo MARAMBAIA.

 

Um comentário:

Muito obrigado, espero que tenha se divertido.