domingo, 24 de maio de 2009

TIO ANTONIO -GUSTIM.


 

 

Tio Antonio “gustim”como era conhecido,era tio de meu pai,mas tinham a mesma idade,e foram criados praticamente juntos e acho que foi o maior amigo de meu pai.Era um homem sério,honesto e muito trabalhador,pois era um carreiro de primeira com os seus bois sempre iguais e de preferência mais pequenos dos que os bois de carro normais,pois achava que sendo menores tinham mais força na hora do serviço,que era sempre pesado Aliás gostava de tudo pequeno ate suas casas seus carros de bois eram assim.Segundo os parentes mais velhos,tio Antonio quando mais novo era um homem perigoso e muito temido na região,pois não tinha medo de nada.Não sei se era verdade ou não,pois eu nunca procurei saber.Diziam que certa vez colocou o nome de PARANÁ em todos os seus bois de carro,pois assim,quando gritasse “vamos paraná”todos os bois entendiam  pois tinha o mesmo nome, e puxavam de uma vez.Não sei se era verdade,más que é engraçado é.Sempre fui muito amigo de seus filhos,pois morávamos quando pequenos em propriedades próxima,e depois continuamos sempre  com nossa amizade de infância.Más do tio Antonio eu só vim a ficar mais próximo,no ano de 1979/80 quando comprei um sitio de seu filho Artur,perto de simonésia mg,pois tio Antonio morava naquela cidade e sua casa era muito perto,quase dentro do meu sitio.E nos estávamos sempre nos encontrando,quase que diariamente.Como ficou viúvo já velho,apesar de ter sido um homem muito forte,pois com mais de 80 anos de idade,tinha todos seus dentes naturais e ótimo estado de conservação,parecia ate dentadura postiça,para quem não o conhecia bem.Se gabava como meu pai também fazia,de estar mais novo e forte do que nos que éramos mais jovens e que não tinha inveja de nada que nos fazíamos,pois ele fazia também.Eu acreditava para não ser desrespeitoso com ele,más não acreditava no seu papo.Ate,que um dia ele me contou que havia arrumado uma menina de 20 anos e que estava morando com ela e que sua vida estava uma maravilha,pois estava muito feliz com este casamento,e ate me convidou para ir a sua casa conhecer a tal da menina.Num fim de semana quando fui para meu sitio,o encontrei na estrada carregando nas costas, um enorme pau de lenha,que devia pesar mais de 50 kilos,parei minha caminhonete,e depois de lhe cumprimentar,ofereci para levar ele e o pau de lenha em sua casa,e que aproveitaria para conhecer a sua querida “menina”e assim aconteceu.Quando chegamos não vi ninguém na casa,até que ele a chamou e disse lhe que eu era seu sobrinho e que fui conhece-la e tomar um café.Ela demorou a aparecer.mesmo assim,veio se  escondendo atrás do portal da porta da cozinha,e muito sem jeito e aparentando  estar com vergonha de aparecer.Mas apareceu e tomei o café e quando fui saindo,tio Antonio veio me acompanhando e fez a seguinte pergunta:O que você achou meu sobrinho,da minha mulher?Eu que já tinha muita liberdade com ele,falei:Muito bonita,apenas notei que ela esta muito magrinha,é caolha (extrabica)e tem um pé meio torto,não é? Quando ele emendou sem esperar mais nada”.ELA TEM ESTES DEFEITINHOS MESMO, MÁS O RESTO TA BÃO DEMAIS”CÊ PRECISA VER. Esta  é a lembrança boa que guardo deste tio,que era violeiro dos bons e que gostava muito de uma FULIA, nas semanas santas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, espero que tenha se divertido.