quinta-feira, 4 de junho de 2009

CAVALO NOVO,MÁS AINDA NÃO ESTA MANSO


 

 

 

 

Esta estória, quem me contou foi o meu querido amigo e parente BASTIÃO GUSTIM, que também é um contador de causos,todos sempre muito engraçados.Disse me ele,que meu querido Pai, sempre foi muito trabalhador,gostava muito de festas e de estar sempre na crista da onda, lá  na alegria,onde morava,pois era fazendeiro,comprador de café e negociante dos bons e por isto era muito vaidoso.Ele tinha até um carimbo,que possuía os seguintes dizeres,”SEBASTIÃO MARQUES PEREIRA,comprador de café em alta escala”onde carimbava em todo papel que assinava. Porem,uma certa época,como ocorre até hoje,veio uma crise com a broca no café,que levou meu pai a lona,deixando-o quebradinho da silva,sem nada mesmo,teve que vender quase tudo que possuía, vacas,cavalos,tropas,carros de bois,só ficando com um pedaço de terra e os filhos.Más,mesmo assim, ele continuou “papudo”do mesmo jeito que era,e nunca falava que havia quebrado.Más,seus amigos,que  o conhecia muito bem,sabiam de tudo,sempre que surgia uma oportunidade de goza-lo,não perdiam tempo.Mas,segundo o bastião gustim, meu pai,sempre se antecipava,pois andava sempre preparado para sair das gozações,e se saia muito bem todas as vezes que eles tentaram.Certo dia,havia uma festa em alegria,e meu pai, não perdia esta festa,que era a festa do padroeiro.Eles também não tinham muita coisa não,eram também pobres,mas como meu pai gostava muito de aparecer,resolveram mais uma vez tentar .cortar seu barato,pois sabiam que ele iria chegar na festa,montado num burro velho,com arreamento velho e que alem de tudo, era emprestado por uma vizinho nosso.Ficaram a espreita numa venda do lugar esperando sua chegada,o que não demorou ,más quando eles (que eram mais de cinco)partiram para o receber,e fazer a gozação,meu pai mais que depressa falou alto e em bom som para todos ouvirem:DESCULPEM EU TER DEMORADO, VIM NESSE BURRO VÉIO QUE ANDA MUITO DEVEGAR, PORQUE COMPREI  UM POLTRO NOVO DE RAÇA, E O DANADO NÃO ME DEIXOU PEGAR, E SUBIU  PRO ALTO DO PASTO E NÃO TIVE COMO VIR NELE.,POIS ALEM DISSO AINDA NÃO ESTA MANSO DE SELA.segundo o “bastião” mais uma vez meu pai se saiu bem e continuou contando marra, ate que se arrumou de novo na vida ,sem nunca perder a pose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, espero que tenha se divertido.