terça-feira, 23 de junho de 2009

ESQUECI A PORTA ABERTA.


Que nosso saudoso pai era um grande “Dom Juan”, a moda antiga, todos nós sabemos. Porem em 1948/1949, não me lembro a data exata, pois era menino ainda,ele com suas conquistas, foi além do que devia.Conquistou,nada mais nada menos , que a mulher do seu cunhado e amigo,que era irmão obviamente da nossa querida mãe,o que provocou um choque em toda nossa família,Porém com a descoberta do caso,ele honradamente assumiu toda a responsabilidade da família de sua amada,o que de bom mesmo ,desse episódio, foi que a relação nos trouxe uma irmã por parte de pai,que é nossa querida Custódia.Sua amada morava em uma outra propriedade de meu pai, vizinha a nossa,e era lá que ele tinha sua máquina de beneficiar café,ele passava a maior parte do seu tempo trabalhando perto dela,más a noite tinha que voltar pra sua verdadeira casa.Más tinha muito ciúme de sua nova paquera,e como ele tinha muitos empregados (peões),pois possuía muitas tropas para levar o café até a cidade de Manhuaçu, andava de orelha em pé,como se dizia naquela época, com os mencionados peões, que andavam rondando a casa de sua amada.Certa noite,quando lavava os pés em uma bacia de cobre grande,assustou-se, quando procurou por dois amigos seus que trabalhavam com ele (artur gustim e zalém)e não os encontrando, foi informado pelo seu fiel amigo Teófilo Zacarias que os dois tinham ido dormir lá na maquina de café,pois pretendiam sair cedo com o carregamento do café que iria pra cidade.Como os dois peões eram também conhecidos “ mulherengos” meu pão ficou muito enciumado,segundo meu amigo bastião gustim,que a tudo assistia. Após colocar os pés na aba da bacia em que estava lavando os pés, saiu-se com essa desculpa : MARIANA,ACHO QUE DEIXEI A PORTA DA MAQUINA ABERTA,E VOU TER QUE IR LÁ FECHAR.,minha querida mãe que já andava muito desconfiada,cortou seu barato na hora.DEIXA DE “MAMPARRA” BASTIÃO,POIS SE O ARTUR E O ZALÉM FORAM DORMIR LÁ!,COMO PRECISA DE VOCÊ IR LA FECHAR A PORTA!.Meu pai teve que enfiar a viola no saco a única coisa que falou foi a seu tradicional ( um um um,de maneiras,que) então vamos dormir.Deve ter tido uma noite de pesadelos não acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, espero que tenha se divertido.