quarta-feira, 10 de junho de 2009

TIO OLIVEIRO, E SUA CRENÇA


Nosso Tio Oliveiro Raposo, homem trabalhador, pai de muitos filhos, e era extremamente religioso. Fazia-se presente em quase toda festa religiosa, que acontecia em nossa região. Podia ser uma procissão, festa do padroeiro da cidade, mês de Maria, casamentos, batizados, enfim tudo que era festa com cunho religioso, lá estava nosso Tio. Ele comparecia, por mais longe que fosse o lugar. Certa feita, na festa do mês de Maria, em são João do capim, Ele, que estava presente, aguardando a chegada do Padre Betinho, que era o responsável pela Igreja do local, onde Ele sempre ajudava o Padre em suas preleções. Resolveu, por conta própria, começar a pregação, pois o padre estava demorando, e o povo já estava ansioso, para ir pro leilão de prendas, que as barraquinhas sempre faziam durante o ato. Como sempre, acontece, nestas ocasiões, a turma do “Me” E, é a que mais comparece, sempre querendo ver as meninas do lugar e aproveitar a ocasião, para tomar mais umas pingas. Meus sobrinhos, Nilton, Nilo, Zezinho, Joãozinho, Wilsinho, enfim todos os rapazes e homens casados do lugar estavam na festa, todos bebendo e jogando conversa fora. Meu Tio assumiu o púlpito da igreja e começou a ler algumas parábolas,e ensinamentos da bíblia,quando,dado a pouca leitura que possuía,deparou com a palavra CÁTEDRA, e começou a soletrar a mesma, más não conseguia falar corretamente. Tio Oliveiro tentava ler, mais ou menos assim: Jesus,em sua sabedoria,falava por catreda,não, catrepa, e assim ficou tentando falar a palavra CÁTEDRA,corretamente uns minutinhos, quando meu sobrinho NILTON,que já estava meio tonto falou com sua voz de barítono.TIO OLIVEIRO, EU TAMBEM QUERO TREPAR.Sua voz alta foi ouvida por todos,que começaram a rir e a repetir,eu “TAMEM” QUERO TREPAR.Foi o fim da reza,e meu Tio ficou muito irritado,más colocou a viola no saco e se mandou..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, espero que tenha se divertido.