quinta-feira, 11 de junho de 2009

O GRANDE ORADOR


Sr João Elias, foi um agregado de meu pai, por muitos anos, em nossa propriedade em Alegria. Com muito sacrifício, aprendeu a ler, e lia até bem, só, acho, que não entendia bem o que estava lendo, pois tinha muito pouca cultura. Ele gostava de se apresentar sempre bem vestido, usava sempre um terno branco, más ficou meio encardido com o tempo e passou a ser pardo. Tinha o “dom de falar em publico, más, falava muitas” batatadas, ou melhor, soltava era um saco de batatas, toda vez que se aventurava a falar. Meu pai, muito seu amigo, o presenteou, com um livro, com discursos já prontos, para várias ocasiões, como batizados, casamentos, aniversários, mortes de pessoas, enfim, para quase todo acontecimento, havia um discurso apropriado. Sr João Elias, não conseguia distinguir bem, um discurso próprio, para cada ocasião em que era convidado. Meu cunhado Totoim, e minha irmã Fizinha, moravam no lugar chamado santo Agostinho,que era perto da casa do Sr.João Elias.Nas minhas férias escolares,eu passava quase todas na casa de minha irmã ,pois como seus filhos João, Edson,Nilton e Nilo são quase da minha idade,a gente se divertia bastante,brincando,nadando em córregos,pegando passarinho,subindo em arvores,andando a cavalo,enfim,tudo que nos dava prazer a gente fazia. Salvo engano, no batizado do Zezinho ou da Cleuza,teve uma festinha,onde minha irmã Fizinha,fez um almoço pra comemorar o batizado.Seu João Elias,convidado,chegou todo enternado com gravata e tudo,e tão logo o almoço foi servido,ele arrancou do bolso seu livro de discursos,e começou a ler um.Más o engraçado,foi que ele selecionou um discurso para dia de casamento,e não pro batizado que estava havendo.Se não me engano,pois já foram muitos anos do acontecido,ele começou assim o seu discurso. Nesta hora feliz em que todos estamos reunidos,eu não poderia deixar de desejar aos NUBENTES,muitos anos de vida no casamento,muitas felicidades e harmonia, respeito e,que se amem na saúde e na doença,e que tenham muitos filhos,e vivam sempre sobre a graça do nosso Senhor Jesus Cristo. E foi por ai afóra,batendo as mãos na mesa e gesticulando muito,estava muito emocionado,quando sem querer bateu com uma das mãos dentro de um prato de sopa de galinha que esta a seu lado,e jogou sopa pra todo lado.As Pessoas que estavam no batizado,ouvindo ele, não notaram sua mancada, pois o discurso passou batido e ele foi muito aplaudido no final,apesar de ter molhado um monte gente com sopa de galinha.Más era festa né?Valia tudo, ate discurso pra casamento no lugar de batizado..........

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, espero que tenha se divertido.