quarta-feira, 10 de junho de 2009

A MOTOCA DO BERALDO


Bastião Beraldo, era um peão de fato. Sabia fazer de tudo em uma fazenda. Era novo forte e muito trabalhador. Era o tipo do empregado que todo patrão desejava. Muito correto, não perdia dia de trabalho, e estava sempre de bom humor. Era também o maior bebedor de pinga que já conheci, Deus me livre, ele bebia demais, e o melhor, não ficava tonto, apenas alegre. Certa feita resolveu ir embora para o estado do Paraná, pois pensava que por lá se daria melhor na sua profissão, pois o estado era grande plantador de café, e Ele achou que se daria melhor indo morar La. Más, não se deu bem, nem com o clima nem no trabalho. Tanto se deu mal, que tive que mandar um caminhão buscar ele e sua família, pois não tinha dinheiro nem pra voltar. Sua chegada foi uma festa, para todos os moradores, pois ele era realmente muito querido e muito engraçado. Lembro-me, perfeitamente, que na sua volta, eu quis fazer uma brincadeira com ele com respeito de sua bebedeira, e ele topou. Então combinei com meu sobrinho Nilo, que colocasse um garrafão cheio de água debaixo do balcão e outro com pinga, para que eu pudesse disputar com o Beraldo quem beberia mais cachaça, naquela noite. E a venda estava cheia e nós começamos a disputa. Nilo colocou dois copos cheios de “pinga”. (claro que o meu estava cheio era de água) Beraldo tomou e dele e eu o meu. Passados alguns minutos ele me chamou pra beber de novo, repetimos as doses novamente, e assim fizemos umas quatro vezes, eu tomando água e o Beraldo pinga. Não agüentei a parada nem tomando água, o Beraldo venceu e tive que pagar o premio a Ele. A única coisa que me dava pena do Beraldo, era pela sua esposa, pois Ela colocava um chifre no crioulo, que não era mole. Más, achava que ele não sabia, e assim, eu pensava, que conforme o ditado “o que os olhos não vêem, o coração não sente”estava funcionado naquele caso.Não foi minha surpresa,quando certa noite.quando cheguei na fazenda Ele meio abatido me procurou e me pediu um favor.Prontamente eu disse :Beraldo pode me falar que faço na hora,se eu puder.Ele me disse meio sem graça o senhor pode sim, é fácil.Quero que o senhor mande seus empregados pararem de chamar minha nega, de MOTOCA.Eu, na hora não matei a charada,e lhe perguntei.Porque Beraldo, você não gosta deste apelido,ele, é até chique,pois motoca, é uma motocicleta Italiana muito famosa. Ele me respondeu baixinho. né não, aqui na roça motoca é outra coisa, eu sei que quase todo peão aqui, anda montando na minha nega e o apelido e por causa disto.,más, colocar nome nela de motoca também é demais.Eu prefiro os apelidos antigos de neguinha, pretinha,baixinha, espadia,se referindo a uma carta do baralho pra jogar truco,que é do naipe de espadas.A solução que encontrei foi reunir a turma e pedir pra não falar mais o nome de motoca,porque o homem não estava gostando e estava bravo demais.Pararam de falar Motoca,a vida continuou do mesmo jeito,a motoca funcionado que era uma beleza,e o Beraldo tomando todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, espero que tenha se divertido.